A acção de formação “Exploração de imagens e gráficos na Matemática”, orientada pelo Dr. Paulo Jorge Garrido, na modalidade de Oficina de Formação, conduziu a uma reflexão ainda mais profunda da prática pedagógica que venho a desenvolver ao longo dos meus anos de docência na área da Matemática e a uma troca de ideias/ opiniões/ experiências entre formandos, com orientação do respectivo formador. Senti-me muito interessada nesta acção, estando presente nas 25 horas presenciais, e dela recebi conhecimentos valiosos para a minha actividade docente, nomeadamente o conhecimento de materiais auxiliares (programas) de grande utilidade para a sala de aula. Pela primeira vez criei um blogue, algo que já tinha vontade de realizar mas que não tinha feito por falta de orientação (orientação essa dada pelo nosso formador). Criar um vídeo, desde fotografar a natureza (tema que escolhi para o primeiro vídeo), tratar a imagem, importá-la para o Windows Movie Maker (programa que nunca usei) e a partir daí construir o vídeo – relacionando a natureza com a Matemática - com as definições que escolhi foi, para mim, fantástico. Para o outro vídeo que elaborei usei os programas Poly 1.11 e CamStudio (que desconhecia) e optei, a exemplo de outros formandos, por mostrar os sólidos platónicos “em construção” – do sólido à planificação e vice-versa e acrescentei ainda dois exemplos de sólidos arquimedianos. No blogue expliquei, nos respectivos comentários, porque escolhi as actividades que publiquei. Coloquei ainda no blogue uma mini-aplicação – vídeo do Youtub sobre a Matemática (relação entre esta e a Música). Usámos ainda o programa S3D, software para a construção e observação de secções de sólidos. Ainda usamos sondas e máquinas gráficas, mas como não se adequa aos alunos do 2.º ciclo, não aprofundamos esta temática.
O formador Paulo Garrido criou um ambiente de trabalho muito tranquilo e agradável, sempre atento às várias solicitações, o que me agradou particularmente e por isso lhe deixo aqui o meu agradecimento, por esse facto e por todos os conhecimentos que partilhou com esta turma. Quero ainda agradecer também à professora Cristina Borlido, formanda nesta acção (e que estava sentada ao meu lado), que durante a formação me auxiliou em algumas questões (evitando assim interrupções desnecessárias durante as sessões).
Esta acção de formação mostrou-se, na minha opinião, extremamente útil e produtiva. Gostei de todas as sessões e julgo ter aproveitado bem todas as sessões. A formação de professores, ou de qualquer outra profissão, é vital para o crescimento profissional. A partilha de ideias, opiniões e experiências/vivências é muito rica e útil para qualquer profissional. Sempre que frequento uma acção de formação, a mesma faz-me repensar as experiências profissionais anteriores que trazem uma mais valia para as funções profissionais actuais e dessa acção recebo novas aprendizagens.
Os temas tratados nas sessões foram pertinentes e adequados aos nossos alunos. Todos os temas foram do meu agrado e aprendi essencialmente a trabalhar com programas que ainda não tinha explorado, que agora posso utilizar para enriquecer as minhas aulas e consequentemente aumentar a motivação e os conhecimentos dos meus alunos. Este tipo de acções devem ter continuidade e gostaria muito de frequentar uma acção (ou várias) que viesse complementar esta.